segunda-feira, 19 de maio de 2008

Scottish buses



... Os malditos scottish buses! ... Ou as estupendas leis destes!!!
Em Lisboa temos a Carris, em Edimburgo temos os Lothian buses. Em Lisboa são amarelos, aqui são vermelhos e brancos! Aqui todas as paragens de autocarros tem horários ( ou não se falasse em "pontualidade brîtânica"..!) Em Portugal, qué deles?E se os há.. Para que há? hummmmm...!

O preço do passe mensal em Lisboa (25e mais coisa menos coisa), aqui em Edimburgo "à volta de 45 euros).

Uma das leis que mais indigna é de não aceitarem notas.. Isto é, para comprar bilhete só aceitam moedas.
E o que acontece se só tivermos notas? -perguntam vocês. E nós respondemos: Boa pergunta! lol
( podemos estar com 50 pounds na carteira que não interessa...)
1º You cannot pay with notes!
2º WE DON'T ACCEPT NOTES!
3º Ask for someone to change the note!
4º If there's nobody in the bus, go outside to ask someone in the bus stop to change!
5º If no ooportunity to change, ask like one "mendigo" for someone to pay for you! ( E volta e meia com certeza lá se cruzam almas caridosas no nr 30.. - o bus dos bairros sociais lol!).
Ah, e há sempre a 6ª hipótese de sair e ir a qualquer loja trocar e apanhar o próximo bus!

Esta cena que vos descrevo, não foi uma cena única.. Vemos isto diariamente no autocarro..! E os lothian buses continuam a ter a política de não aceitarem notas e a fazer pessoas que tem dinheiro suficiente e mais que sificiente para o bilhete, passarem vergonha!

E a que se deve esta lei? Sim, porque tudo há-de ter uma razão e o xones não ia deixar de perguntar se tem oportunidade para isso. Ora portanto, não aceitam notas porque demora muito a fazer os trocos.
.. E hoje um condutor ficou espantado quando eu lhe disse que em Portugal para evitar o tempo perdido com as pessoas que têm que comprar bilhete, que os bilhetes são praticamente ao dobro do preço no autocarro do que são se forem pré-comprados ( fazendo as pessoas irem previamente comprar bilhetes, para quem não sabe). O condutor ficou espantado com a inteligência dos portugueses e disse que eu deveria sugerir à empresa tal ideia!

Mas sabem a inteligência destes buses? Têm uma caixinha para a pessoa pôr as moedas do valor do bilhete, mas a maquineta não controla o valor colocado!! Então mas assim mais parece donativo! Impressionante!

Bem, felizmente nós temos o nosso querido passezinho mensal se bem que volta e meia por sem qualquer razão pode deixar de funcionar, como hoje aconteceu à nes, e claro lá tem a pessoa que passar por mais um mau bocado do mencionado acima...!

Vinha a sair hoje da universidade com um Latte ( os famosos copos de papel com cafe+leite) e fui apanhar o autocarro. Ao entrar, o sr condutor diz que não podia entrar porque tinha a bebida comigo. Eu disse que é um copo de papel e que saía dali a 2 paragens. O sr. condutor disse que não podia, para se quiser sair, beber e apanhar o próximo autocarro dali a pelo menos 15 minutos. Eu que já tinha perdido o último por um triz porque o bus tinha chegado antes do tempo ( o exagero da pontualidade britânica é no que dá por vezes) não quis perder este. O condutor disse então tem que deixar o copo lá fora ( que mau.. quase cheio..). Eu disse que não queria deixar no chão e ainda uns 15metros tive de andar para ir ao lixo enquanto o pessoal esperava no autocarro. Sim, que caixotes do lixo só há de km em km é impressionante). Depois de tudo ok , vim na conversa com o simpático motorista... Ele explicou-me que há a lei de que bebidas quentes não se podem levar no bus que pode haver uma travagem e cair na cara de uma criança. Fiquei sensiblizada... Depois reparei no bus praticamente vazio e só 2 adultos, com os quais de qualquer modo não teria a maior das intenções de me sentar perto.
Bem, mas o mais bonito disto tudo é que bebidas quentes não podem ir no bus só as frias. O que faz com que bebidas alcoolicas possam ser transportas como frequentemente costumamos ver em viagens de autocarro. É assim..! Não há mais comentários a dar..!

E cá continuamos nós a ir felizes e contentes no "30" para o city centre, atravessando um dos melhores bairros sociais das redondezas e cruzando-nos com as maiores personalidades alguma vez vistas!