quinta-feira, 15 de maio de 2008

Whisky Taste




Ora portanto, já faltava o dia! O dia de provar a a bebida que é o símbolo da Escócio - o Whisky!
O dia chegou.. Numa bela sala rústica com enormes candeeiros convidam-nos a sentar numa mesa e durante 3 horas vão-nos servindo 5 tipos de whisky e ensinar-nos a apreciar e a identificar sabores...
É um evento organizado pela Sociedade do Whisky de Edimburgo que organiza praticamente todas as semanas um fim de tarde para mostrar aos estudantes internacionais o que é apreciar whisky!
Digamos de passagem que em aspectos de bebida os escoceses são inimigos dos portugueses! Quando o "wkiskeiro" da inscrição soube que era de Portugal, a terra do bom vinho, referiu logo "inimiga"!!!
Cheirei o primeiro copo e pensei, vou-me meter aonde? Um cheiro tão forte...!
Perguntei a pior pergunta que se pode fazer a um verdadeiro apreciador de whisky, "têm coca cola para juntar?" Como para o belo apreciador de um bom vinho, é uma ofensa fazer esse tipo de misturas, é como uma blasfémia. O simpático senhor convidou-me em tom de brincadeira a dirigir-me para a saída, lol.
Sensibilizado com a minha não grande apreciação ao whisky tenta sensibilizar-me com " a poesia que se pode associar a um bom whisky, um bom whisky ao pôr do sol, a amizade.." como diferentes coisas boas de vida que podemos associar a cada whisky.
Ao longo de 3 horas fomos convidados a aprender a apreciar um whisky como quem aprecia um perfume...! Denotem o tom de citrus, e uma nota maçã, assim como rasgos de canela...
No fim da "tour" os estudantes são convidados a preencher uma folha com a descrição de cada whisky provado e a classificá-los. Aos mais poetas é-lhes oferecido uma garrafa hemm.
Consegui provar os vários whiskies propostos no tour e sair bem jantar formal (à custa demuitos rebuçadinhos ao longo do "tasting period" e de muita aguinha. Foi mesmo uma viagem ao mundo do whisky. Não é o meu forte, mas comecei a ver como as pessoas podem ver o whisky de uma forma tão elegante. Saímos a dizerem-nos "You started your jorney..!". Well, I don't think so so but it was a delicate different experience:).


Como conselhos de verdadeiros escoceses, "O melhor whisky é aquele que mais apreciares, não há um whisky que seja melhor". Também tive conhecimento que o facto de ser mais escuro não quer dizer que seja melhor.

E esta hemm, alguém quer encomendar?:P